A diabetes é uma doença que afeta o modo como o corpo usa a glicose, um açúcar que é a principal fonte de combustível para o corpo. Assim como um tocador de CD precisa de pilhas, seu corpo precisa de glicose para funcionar. Esta é a forma como ela deve funcionar:
- 1. Nós comemos.
2. A glicose contida nos alimentos entra na corrente sanguínea. - 3. O pâncreas produz um hormônio chamado insulina.
- 4. A insulina ajuda a glicose a entrar nas células do corpo.
- 5. O corpo obtém a energia de que necessita.
No entanto, quando uma pessoa tem diabetes, ou o corpo não produz insulina (chamado de diabetes tipo 1), ou a insulina no organismo não está funcionando como deveria (isso é chamado de diabetes tipo 2
Diabetes tipo 1, não é evitável
A diabetes tipo 1 não é evitável. Mesmo os médicos, não podem determinar quem irá desenvolver esta doença e quem não.
Ninguém sabe ao certo por que algumas crianças tem diabetes tipo 1, mas os cientistas acreditam que esta doença não está relacionada com a genética. Os genes que são passados de pais para filhos, são algo de instruções que determinam a aparência e o funcionamento do corpo. No entanto, para ter diabetes, não é suficiente ter herdado os genes. Na maioria dos casos, para uma pessoa tem diabetes tipo 1, deve haver um outro fator, como a presença de uma infecção viral.
A diabetes tipo 1 não é contagiosa. Portanto, não se pode passar para outra pessoa ou passá-la para todos os amigos. Além disso, comer muito açúcar pode provocar diabetes tipo 1.
A diabetes tipo 2 pode ser prevenida
A diabetes tipo 2 é diferente. Em alguns casos, pode ser prevenida. Na diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas o corpo não responde a este hormônio como deveria.
A maioria das pessoas com diabetes tipo 2 estão acima do peso. No passado, os adultos que sofriam de excesso de peso, tinham especialmente diabetes tipo 2. Hoje, há um maior número de crianças com diabetes tipo 2, provavelmente porque há mais crianças com sobrepeso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário